quarta-feira, 20 de abril de 2011

resenha da disciplina recursos tecnologico do ensino do portugues

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO TOCANTINS/CAMETÁ
FACULDADE DE LINGUAGEM
DISCIPLINA: RECURSOS TECNOLÓGICOS DO ENSINO DO PORTUGUÊS
DOCENTE: JAILMA BULHÕES
DISCENTE: HELTON CORREA ALVES








RESENHA










CAMETÁ- PARÁ
ABRIL -2011

Título: Blogs e as práticas de escrita sobre si na internet
Referência: KOMESU, Fabiana Cristina. Blogs e as práticas de escrita sobre si na internet. In: MARCUSCHI, Luiz Antônio; XAVIER, Antônio Carlos. (Orgs). Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção de sentidos. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2010.
Introdução: O texto é de autoria de Fabiana Cristina Komesu e teve como organizadores Luiz Antônio Marcuschi e Antônio Carlos Xavier.
MARCUSCHI é linguista e professor titular da Universidade Federal de Pernambuco. Possui experiência na área de linguística atuando principalmente nos seguintes temas: Filosofia da Linguagem, metodologia, epistemologia e lógica. É graduado em Philosophiches Seminar, departamento de Filosofia pela Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1968), possui doutorado em Letras pela Universitat Erlangen-Numberg (Friedrich-Alexander) (1976) e pós-doutorado pela Universitat Freiburg (Albert-Ludwigs) (1988).
XAVIER é doutor em linguística pela UNICAMP e mestre em Letras e linguística pela UFPE, onde ministra aula na graduação e pós-graduação. Atualmente, orienta trabalhos nas áreas de Linguística Textual e Semântica, além de desenvolver projetos de pesquisa sobre hipertexto, gêneros eletrônicos e letramento digital. É coordenador da Universidade Federal de Pernambuco.
KOMESU é doutoranda em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Graduou-se em jornalismo pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) em 1997 e obteve o titulo de mestre em Linguística pela UNICAMP em 2001. Entre 2002 e 2003, realizou um estagio de doutoramento acompanhado pelo professor Dominique Maingueneau na Universidade de Paris XII, França.

Resumo: Trata-se da análise de 10 blogs com intuito de verificar as relações entre uma atividade de escrita sobre si e a maneira como é colocada em circulação por meio de um suporte material específico considerando que está atividade de escrita sobre si é constituída enquanto “prática discursiva”, em seu modo de organização e na rede de circulação de seus enunciados. Além disso, o texto dá ênfase para a diferença que a entre blog e o diário tradicional, a qual se costuma apregoar por muitos como meios idênticos de escrita.

Crítica: O texto em questão elaborado por Fabiana Cristiana Komesu retrata a modalidade escrita da língua de diferentes formas, a primeira o texto escrito impresso, no caso o diário, e a segunda o texto escrito virtualmente referente ao blog. Essas duas práticas de escrita foram sendo diferenciadas no decorrer do texto com a intenção de desfazer a ideia de igualdade que se tem quanto à definição de blog e diário.
As análises feitas sobre a produção textual de escreventes brasileiros no texto de Fabiana demonstram que a prática dos blogs difere de uma prática diarista tradicional. Essa distinção vai se tornando cada vez mais clara no andamento do texto que podemos até dizer que realmente os dois gêneros são distintos apesar de terem algumas semelhanças.
O texto foi muito bem organizado possui coesão e coerência, além de ter uma linguagem clara, objetiva e adequada às normas padrões que regem nossa língua. Sabemos que esses itens são importantíssimos para o entendimento e compreensão das ideias expressas em um texto. E a autora do texto em questão foi muito cuidadosa quantos a esses requisitos.
Enfim, percebe-se que por meio dos avanços tecnológicos novos meios de comunicações vão surgindo ou aqueles que já existem ganham aperfeiçoamento e a linguagem acaba sofrendo influências com o aparecimento de novos gêneros textuais parecidos com os quais já existem, só que dessa vez sustentado pela tecnologia, no caso o blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário