Este blog tem como objetivo divulgar as experiências e conhecimentos adiquiridos no decorrer do curso de Lincenciatura Plena em Lingua Portuguesa da Universidade Federal do Pará no campus do Tocantins/Cametá.
segunda-feira, 18 de abril de 2011
disciplina recursos tecnologicos no ensino do portugues
No dia 06 de abril iniciamos uma disciplina que envolve o uso das tecnologias no ensino do Português. Muito se discutiu a respeito de como os recursos tecnológicos destinados as escolas pelos gorvernantes sao usados. Nessa discurssão pudemos percebe o quanto é interessante o uso das tecnologias para a formação do indivíduo.Lembrando que essa formação deve gerar pessoas questionadoras, curiosas e críticas. Infelizmente o que vemos na realidade é que os recursos tecnológicos destinados as escolas muitos nao usados. Quando os professores usam os recursos tecnologicos nao têm a preocupaçao de forma pessoas que possam a vir contribuir ou refutar alguma ideia, são apenas vistos como receptores.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
É bem verdade, que o uso de tecnologia nas escola não é feita como deveria, mas cabe a nós, futuros professores modificar essa realidade.
ResponderExcluirsabemos que o uso de recurdos tecnológicos são de suma importância hoje em dia, porém infelizmente não são todas as escolas que usufruem dessas novas tecnologias.
ResponderExcluirO docente assume um novo papel. Ele não é mais o detentor sozinho da informação. O seu aluno também tem acesso às informações. No entanto, o aluno encontra-se diante de infinitas possibilidades de construir seu conhecimento. Mas nem sempre tem o discernimento de separar o conteúdo bom do conteúdo ruim.
ResponderExcluirO professor bem preparado pode orientar seus alunos a navegar em sites previamente selecionados. Auxilia o aluno a compreender o que é essencial dentro das centenas de informações recebidas ao se acionar o motor de busca do Google.
O professor deve fazer a seleção do que realmente é informação útil para o aluno.
Realmente a maioria das escolas estão formando apenas cidadãos receptores. Mesmo tendo a possibilidade de oferecer as condições mínimas de tecnologias, se tivessem esse foco poderiam ser capazes de conceber essa formação de pessoas autônomas e críticas que sempre almejamos em nossos diversos debates.
ResponderExcluirNão há como mais os professores considerarem os alunos como meros recptores de mensagens que devem ser gravadas, cabe aos educadores mediarem conhecimento a fim de formarem cidadãos críticos e participantes. Levando em consideração um ensino contextualizado com as novas tendencias educacionais, nesse caso, inclui-se os generos digitais.
ResponderExcluirSem dúvida uma das disciplinas mais interessantes do curso de Letras/ Língua Portuguesa dfa UFPA. Uma disciplina que aborda uma das questões fundamentais dentro do contexto das grandes transformações pelas quais passam a atual sociedade capitalista. O espaço de disciplinas como estas, deveriam ser cada vez maior, haja vista sua relevância para nosso desenvolvimento e aprendizagem.
ResponderExcluir